Bolsa Família – programa brasileiro de renda

Nosso site traz importantes informações sobre o Bolsa Família para você. Saiba o que é o Cadastro Único e como fazer o seu, conheça os requisitos no Como Ingressar no Bolsa Família, saiba quando receber no Calendário Bolsa Família, veja seu saldo no Consulta Online, saiba se você tem direito a receber no Quem Tem Direito e também no Tipos de Benefícios.

Você pode querer saber ainda os Valores dos Benefícios, Como Sacar ensina alguns macetes, Os motivos para fazer o Recadastramento Bolsa Família, veja o seu Bolsa Família Saldo e saiba por que a Gestante Pode Receber o Bolsa Família.

Publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre esse importante benefício para a família brasileira.

Bolsa Família – a família brasileira

O programa Bolsa Família vem, há anos, auxiliando a milhões de brasileiros a enfrentar situações de pobreza e carência material. Numa evolução natural dos programas criados no governo FHC, como Bolsa Escola, Bolsa Gás, dentre outros, o programa de distribuição de renda Bolsa Família é o principal programa social do governo federal. Além disso, o programa goza de reputação internacional, sendo uma referência mundial de auxílio e distribuição de renda.

A importância do programa

Apesar de seu objetivo principal ser a busca pela justiça social, nem sempre é visto dessa maneira, seja pelos beneficiários, seja por quem não acredita que o programa possa ter fins nobres. O fato é que boa parte da população brasileira necessita do auxílio prestado pelo programa e, sem os benefícios que o programa concede, a sobrevivência, para uma parcela menos favorecida, seria um tanto mais difícil.

Tipos de Benefícios e Valores – o que há no Bolsa Família

O programa Bolsa Família possui uma gama de benefícios que são disponibilizados às famílias candidatas. Cada benefício possui requisitos e valores próprios e uma mesma família pode receber mais de um benefício, desde que preencha os requisitos necessários, obedecendo, também, à ordem de benefícios prioritários. Você pode descobrir quais benefícios o Bolsa Família tem disponíveis, assim como quais os requisitos para ser atendido por cada um nas matérias específicas contidas em nosso site.

Quem tem direito ao Bolsa Família – crianças e gestantes

Apesar de se falar em requisitos principais para ser admitido no programa, o requisito fundamental é que na família haja criança em idade escolar. Sem isso, não será possível que a família seja atendida pelo programa Bolsa Família. Porém, existem casos especiais em que não há crianças na família, porém a mesma começa a ter atendimento como uma porta de entrada no programa. É o caso em que a família reúne as condições necessárias para esse atendimento e, faz parte dessa família, uma gestante. Em nosso site você encontrará maiores detalhes sobre esse benefício específico.

Quanto cada família recebe por pessoa

Os valores concedidos a título de benefício, fazendo parte do programa Bolsa Família, não são valores que se possam considerar que sustentem uma família, ou mesmo uma pessoa, já que possuem o intuito de auxiliar no sustento e não têm a finalidade de serem a principal fonte de renda da família beneficiada pelo programa. Juntamos a isso o alcance de milhões de pessoas e de famílias brasileiras pelo programa e perceberemos que, apesar de não ser um limite desejável, é um limite de valor considerável. Saiba mais sobre os valores concedidos por cada benefício que faz parte do programa Bolsa Família na matéria específica, em nosso site.

Onde consultar saldo Bolsa Família? E como sacar?

Pensando em atender melhor os beneficiários do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal, instituição pagadora dos recursos do Bolsa Família disponibiliza às famílias que têm direito ao benefício, diversas maneiras de consultar o saldo do Bolsa Família, assim como mais de uma maneira de sacar esses valores. É possível fazer isso fisicamente, dirigindo-se aos locais que a Caixa tem espalhados no Brasil, sejam lotéricas, correspondentes, auto atendimentos ou agências. Também é possível consultar através da internet. Sobre isso, você poderá aprender, passo a passo, como consultar saldo Bolsa Família em nosso site, explicado de maneira didática e simples, facilitando o entendimento.

Por que devo me recadastrar no Bolsa Família

O tamanho e o alcance do programa Bolsa Família faz com que alguns problemas possam ocorrer. Dessa maneira, o recadastramento periódico é necessário para que seja possível a continuidade do atendimento. Por isso é que, de tempos em tempos, o governo federal convoca os beneficiários para o recadastramento obrigatório. É uma maneira de manter quem tem direito ao Bolsa Família, recebendo. Os detalhes sobre o recadastramento das famílias beneficiárias do programa você encontra em nosso site.