Bolsa Família Bloqueado – veja como desbloquear o benefício

Bolsa Família Bloqueado – O Bolsa Família bloqueado pode acontecer por alguns motivos. Por outro lado, o desbloqueio do Bolsa Família pode ser feito de algumas maneiras. Antes de qualquer coisa, verifique se não é o seu Cartão Cidadão que está bloqueado.

Quem recebe o bolsa família deve ficar atento. Pode acontecer de ter o bolsa família bloqueado pelo não cumprimento de algum dos requisitos, mas também pode ser por algum erro que pode e deve ser corrigido o mais rápido possível para que a família não seja prejudicada. Veja mais sobre o Bolsa Família Bloqueado.

Publicidade

quanto-tempo-demora-para-desbloquear-o-bolsa-familia

Bolsa Família Bloqueado – por que seu benefício foi bloqueado?

O bolsa família bloqueado pode ser corrigido. O desbloqueio do benefício pode ter prazos diferentes, dependendo do ocorrido. Veja abaixo algumas situações:

  • Advertência: nesse caso, é enviado um comunicado à família se algum integrante deixar de cumprir alguma das condicionalidades, mas o benefício continua sendo pago;
  • Bloqueio: nesse caso o benefício fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela;
  • Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses, sendo que os valores referentes a esse período não podem ser sacados pelo beneficiário;
  • Cancelamento: a família é excluída do programa bolsa família. É possível voltar a receber o benefício mas, para isso, deverá ser feito um recadastramento e passar por uma nova seleção.

No caso do cancelamento, o titular deve ir até a unidade de atendimento para verificação. Após realizar um recadastramento, o caso vai para nova análise. Porém, devido à pandemia do coronavírus, as unidades não possuem atendimento presencial, sendo necessário aguardar o retorno às atividades.

Prazo de recadastramento – até quando posso recadastrar meu bolsa família

Após o bloqueio do bolsa família, a revisão através de recadastramento pode ser feita em até 6 meses. Após esse prazo, os cadastros são automaticamente excluídos do programa. Se após os ajustes ainda houverem erros, a família terá outros seis meses para a correção da situação dos cadastros.

Publicidade

Bloqueio do Bolsa Família – motivos de bloqueio

Os motivos para que o benefício do bolsa família ser bloqueado são diversos. Veja abaixo os motivos para bloquear o bolsa família mais comuns:

  • Informações de renda desatualizadas ou falsas;
  • Descumprimento das obrigatoriedades propostas na legislação do projeto;
  • Ausência ou frequência abaixo do exigido nas escolas (para as crianças em idade escolar);
  • Exames e laudos médicos das mulheres grávidas, crianças e adolescentes desatualizados;
  • Cartões de vacinação das crianças desatualizados.

Essas são algumas das razões que bloqueiam o bolsa família. A família que estiver enquadrada em algum desses motivos receberá, primeiramente, um aviso de que está irregular. Ninguém é descadastrado sem antes passar por um processo de seleção. Conforme a irregularidade, a família passa por um tipo de processo. Acima, no tópico “Tipos de Bloqueio” você pode conferir os processos e prazos.

Quem teve o Bolsa Família cancelado ou bloqueado vai receber o auxílio emergencial. Para que isso seja possível, a renda familiar não pode ser maior que o limite.

Desbloquear o cartão do Bolsa Família – veja passo a passo

Se você ainda não recebeu nenhuma parcela do bolsa família, o bloqueio pode ser apenas do seu cartão. Se você recebe através do cartão do cidadão, veja como fazer o desbloqueio.

Se o saque bolsa família for feito pelo cartão do bolsa família, então o desbloqueio deve ser feito da seguinte maneira:

  • o titular do benefício deve ligar gratuitamente de qualquer telefone, fixo ou celular, para o número 0800 726 0207 para pedir o desbloqueio e a liberação do benefício para cadastrar a senha;
  • o próximo passo é ir até uma agência lotérica para assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão;
  • a senha do cartão será cadastrada nesse momento, caso tenha sido feita a liberação prévia por telefone;
  • após o cadastramento, o atendente passará o cartão no terminal eletrônico para ativá-lo.

Esse procedimento só é possível de ser realizado após a apresentação de um documento de identificação com foto. Os procedimentos de ativação do cartão e cadastramento da senha também podem ser realizados nas agências da CAIXA.

Não recebi o bolsa família – o que devo fazer?

Para saber por que não recebeu o benefício, entre em contato com o setor responsável pelo Bolsa Família em sua cidade, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou Prefeitura. Na maioria das vezes o benefício é bloqueado quando a família assistida não cumpre as condicionalidades. Para saber das informações sobre o seu benefício, leia as mensagens no seu extrato.

Se a família estiver com todas as condicionalidades sendo cumpridas, não há razão para o bloqueio do bolsa família. Mantenha sempre os dados atualizados, crianças com exames e frequência escolar e as gestantes com a saúde em dia. Dessa maneira, o benefício está garantido. O governo já anunciou que o programa bolsa família deve deixar de existir. Em seu lugar, um novo programa de renda vai auxiliar as famílias brasileiras: o Renda Brasil.