Como Sacar o Bolsa Família – como sacar o benefício

Como sacar o Bolsa Família e até mesmo como consultar seu saldo são dúvidas que rondam o beneficiário, principalmente se for o primeiro mês a receber. Sabemos que muitas famílias já recebem o benefício do Bolsa Família para complementar a sua renda, mas existem muitas famílias que têm interesse e necessidade de se cadastrar no programa, mas muitas vezes tem diversas dúvidas sobre como funciona o pagamento.
A seguir abordaremos algumas das principais dúvidas das famílias.Como Sacar o Bolsa Família

Como sacar o Bolsa Família?

O saque do benefício pode ser feito em diversos canais oferecidos pela Caixa. Nas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui, nos Auto-atendimentos ou mesmo nas agências da Caixa é possível realizar os saques. Para isso, siga os seguintes passos:

  • esteja com o cartão do Bolsa Família, Cartão do Cidadão ou o cartão da conta da Caixa;
  • todos esses cartões necessitam de senha para realizar o saque, então, certifique-se de que a senha está com você;
  • no caso de receber nas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa, é importante levar um documento com foto (carteira de identidade, por exemplo);
  • para receber no auto-atendimento, insira o cartão;
  • além da senha, pode ser solicitada alguma informação pessoal para confirmação de identidade (fique tranquilo pois é para sua segurança);
  • após digitar sua senha o seu benefício será disponibilizado para saque.
Publicidade

Agora, vamos aprender a consultar o saldo pelos principais canais disponibilizados.

Consulta Bolsa Família com o cartão

Além do cartão do programa Bolsa Família também é possível utilizar o cartão cidadão para fazer consultas de saldo do Bolsa Família e também qualquer outro tipo de programa social do governo através dos caixas eletrônicos ou casas lotéricas mediante a senha pessoal.

Consulta do saldo na conta corrente Caixa

Se você possui conta corrente ou conta poupança na Caixa e o seu benefício do Bolsa Família está vinculado a uma dessas contas, você pode consultar seu saldo através da própria conta via extrato bancário ou internet banking.

Consulta saldo pelo celular

O saldo também pode ser consultado via celular, através do aplicativo que a caixa disponibiliza chamado Bolsa Família, ele pode ser acessado através do NIS, e ainda podem ser consultados além do saldo o calendário de pagamentos, a situação do seu benefício e também indica onde está a agência mais próxima de você.

Consulte seu saldo online por aqui

A Caixa disponibiliza um endereço exclusivo para consultas do programa Bolsa Família, e através deste canal é possível consultar o saldo de três formas diferentes. Por estado, que traz uma lista completa de beneficiários do estado todo, por município, que lista os beneficiários por município e por família, que consulta somente o seu benefício mediante o NIS (Número de Identificação Pessoal) e senha.

Não possuo acesso à internet, posso consultar por telefone?

Também é disponibilizado para quem recebe o benefício do Bolsa Família um canal de atendimento por telefone, através do 0800-7070 2003, ao ligar, você tem acesso a informações detalhadas sobre seu benefício e seu saldo, gratuitamente.

Que tipo de conta tenho que ter para receber meu beneficio

Não é necessário que você tenha uma conta corrente ou uma conta poupança só para receber o benefício do programa, é opcional. Para quem recebe o Bolsa Família por via de regra já é disponibilizado o cartão do programa para saques nas agências da caixa e correspondentes, bem como realizar consultas.

Cartões disponíveis para sacar o benefício

Os benefícios que o programa disponibiliza aos cidadãos têm diversas maneiras de se acessar o pagamento.

  • Através do cartão Bolsa Família, que é o cartão que a família recebe para sacar seu benefício;
  • o Cartão Cidadão também serve para movimentar seu saldo;
  • quem tem conta corrente ou conta poupança na Caixa tem como sacar o Bolsa Família diretamente da conta;
  • a Caixa tem um tipo de conta especial para o recebimento do benefício e que o beneficiário tem como sacar o Bolsa Família através desse cartão que é a Conta Fácil.