Microcrédito Bolsa Família – empréstimo para quem está no Cadastro Único

Microcrédito Bolsa Família – O microcrédito Bolsa Família é uma das medidas que devem entrar em vigor assim que se definir a continuidade ou não do programa auxílio emergencial. A ideia é oferecer crédito para micro negócios e negócios informais, especialmente para quem é cadastrado no Cadastro Único.

O modelo ainda está em estudo, mas é certo que as taxas de juros serão muito abaixo das praticadas pelo mercado e essa linha de financiamento já tem um público certo. Abaixo você tem mais informações sobre o microcrédito Bolsa Família.

Publicidade

microcredito-caixa

Microcrédito Bolsa Família – crédito para empreendedores informais

A nova linha de microcrédito Bolsa Família que vem sendo estudada deve ser oferecida pela Caixa. O objetivo é fortalecer os negócios informais que já haviam ou que foram criados durante a pandemia do novo coronavírus. O movimento quer incentivar a criação de renda a partir desse tipo de negócio.

Os valores máximos a serem liberados pelo financiamento ainda estão em estudo, mas devem ficar entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. Esses valores devem ser definidos nos próximos dias e serão destinados para capital de giro e compra de equipamentos e maquinário necessário para o desenvolvimento dos negócios.

Microcrédito Bolsa Família – veja quem poderá contratar

Uma das condições para poder contratar o microcrédito Bolsa Família é que você precisa estar no cadastro único. O governo federal vai utilizar o banco de dados do cadastro único para saber quais as necessidades de cada um que quiser contratar esse tipo de financiamento.

Publicidade

Através do cadastro único o governo federal também vai poder saber qual a condição de pagamento do financiamento e terá mais informações sobre os negócios informais que precisam ser incentivados. Portanto, se você ainda não está cadastrado, faça agora o seu cadastro único.

Crédito solidário – garantia através de aval solidário

Como são negócios informais, não há garantias reais de pagamento do financiamento. O aval é uma das maneiras de garantir e um dos tipos de aval que estão sendo estudados é o aval solidário. Nesse tipo de aval um grupo de pessoas contrata um crédito em conjunto, sendo que cada um dos integrantes do grupo é responsável por pagar uma parte do financiamento.

Alguns outros tipos de garantia estão sendo estudados, mas o candidato mais forte é o citado acima.

Bancos que oferecem crédito para baixa renda – onde solicitar o microcrédito

Outro melhoramento que o governo federal está trabalhando é uma forma de ampliar o acesso ao microcrédito Bolsa Família. Oferecer mais canais de acesso a esse financiamento é fundamental para o sucesso do projeto. Assim, além da Caixa Econômica Federal, outros bancos estão sendo convidados a participar do programa e disponibilizarem recursos através desse financiamento. Um dos bancos que já oferecem esse tipo de financiamento é o Santander microcrédito.

Nesse momento, o governo federal não dispõe de muitos recursos para realizar o programa. A busca por parceiros é natural mas deverá haver uma garantia de pagamento dos recursos por parte do governo federal. Uma das opções é utilizar os fundos garantidores para arcar com os possíveis custos causados por perdas por inadimplência.

Progredir programa de crédito – programa de crédito que já funciona para baixa renda

Os inscritos no cadastro único já dispõem de um programa de microcrédito: o microcrédito Progredir da Caixa. A ideia do novo programa de financiamentos é ampliar a oferta de crédito para quem está nesse banco de dados, com taxas mais atrativas e condições facilitadas.

A facilitação de acesso à essa linha de financiamento, através de menos exigências de entrada para os clientes é outra das medidas que o governo vem estudando para disponibilizar rapidamente a nova linha de crédito para baixa renda.