13º do Bolsa Família Anunciado

13º do Bolsa Família – O presidente Jair Bolsonaro criou o décimo terceiro salário do Bolsa Família, algo que vem atender as necessidades dos beneficiários do programa. A criação do 13º do bolsa família já era algo que gerava muitos comentários, porém, ainda não se sabia de onde viriam os recursos necessários para o pagamento ou quais os critérios para definir quem tem direito.

Foi utilizado o Twitter para o anúncio do pagamento extra. Essa é a maior novidade no programa de benefícios desde o aumento no valor do benefício, anunciado em junho de 2018.

13º do Bolsa Família – o que é

Publicidade

13º Salário do Bolsa Família em 2019
O décimo terceiro salário é um pagamento a mais que alguns brasileiros recebem no mês de dezembro, auxiliando como um complemento de renda para o trabalhador. Os trabalhadores, beneficiários de programas e segurados do INSS recebem pagamentos mensais, relativos a cada mês. Durante o mês de dezembro, recebem mais um pagamento, chamado de décimo terceiro salário.

Para receber o Bolsa Família, o candidato deve ir até o órgão responsável de seu município e fazer o Cadastro Único, em que, após análise de perfil e verificação de enquadramento, o cidadão pode ter acesso a diversos benefícios.

13º do Bolsa Família – quando será pago

Alguns setores da economia brasileira recebem o décimo terceiro salário a partir de julho de cada ano. Nesse caso, é feito um pagamento relativo a metade do valor que a pessoa tem direito durante o mês anunciado para o pagamento dessa parcela. O restante normalmente é pago entre os meses de novembro e dezembro.

Para os beneficiários do programa Bolsa Família o pagamento será realizado integralmente durante o mês de dezembro. Para quem recebe é a melhor maneira de aproveitar o recurso extra que vem. Isso porque receber em parcelas pode fazer com que não sejam utilizados adequadamente.

Por que pagar o 13º para quem recebe o Bolsa Família?

O pagamento do décimo terceiro salário para quem recebe o Bolsa Família é o cumprimento de uma promessa feita durante a campanha para presidente de Jair Bolsonaro. Também era uma das metas a serem cumpridas durante os primeiros 100 dias de governo do atual presidente.

Sendo assim, o presidente Jair Bolsonaro cumpre com o compromisso de atender os mais necessitados e que recebem o Bolsa Família. O propósito do programa é atender os que realmente precisam. Busca-se, assim, eliminar os que recebem através de fraudes e de pagamentos indevidos.

Quem pode receber o Bolsa Família

Alguns critérios básicos devem ser cumpridos por quem recebe algum dos benefícios do Bolsa Família. Veja quais são esses critérios:

    • carteiras de vacinação em dia;
    • frequência escolar mínima para crianças de 85%;
    • frequência escolar mínima para jovens de 75%;
    • acompanhamento médico para crianças até 7 anos;
    • exames pré-natal em dia para as grávidas;
    • e acompanhamento para as mulheres de 14 a 44 anos que amamentam.

Valor do 13º do Bolsa Família

Por se tratar de um pagamento extra de um benefício já existente, o valor a que o beneficiário tem direito a receber do bolsa família é um valor igual ao que já recebe mensalmente. Como os valores a que cada beneficiário tem direito variam por causa de diversos fatores. Portanto, é necessário verificar na secretaria de seu município.

Isso porque, apesar do anúncio do governo federal de conceder o décimo terceiro a quem recebe do programa, não ficou claro ainda se todos os benefícios – BVJ, BVG e outros – que compõem os valores que os beneficiários recebem entrarão na conta do valor do décimo terceiro.

Como o Governo Federal conseguiu recursos para o pagamento?

Recentemente o programa Bolsa Família passou por reformulações, por pentes finos, recadastramentos e adotou novas regras. Isso teve um objetivo bem definido: eliminar do programa as pessoas que recebiam sem necessidade. Somente quem tem a real necessidade de participar do programa é que continua recebendo. Contudo, muitos já foram eliminados e alguns podem, inclusive, responder na justiça. Muitos outros ainda serão eliminados, também.

Dessa maneira, eliminando os pagamentos indevidos, fraudes e outros desvios que estavam acontecendo no programa, começou a ter recursos em caixa. Recursos que serão destinados para que os beneficiários que estão no programa por necessidade possam ter acesso a mais esse benefício.

A partir de quando receberei o 13º do Bolsa Família?

O anúncio do pagamento do décimo terceiro do bolsa família vale a partir de 2019. Ou seja, a partir de dezembro de 2019 todos os beneficiários que estejam participando do programa terão direito a receber o salário extra.

O calendário de pagamento do bolsa família, em que as datas de pagamento são definidas pela data de aniversário, será utilizada para os pagamentos do décimo terceiro do programa, também. Esse é um sistema utilizado não só no bolsa família mas também em outros programas e que não oferece problemas.

Calendário do Bolsa Família 2019

O calendário de pagamentos do programa bolsa família 2019, como dito acima, é definido pela data de aniversário do beneficiário. Dessa maneira, de um ano para outro poucas novidades podem ser incluídas. São pequenas variações que ocorrem por conta de feriados e outras datas.

O calendário de pagamentos do bolsa família pode ser acessado em outra matéria.