Como consultar NIS – online e pelo CPF

Como consultar NIS – O NIS é o número mais importante para o beneficiário do bolsa família. O trabalhador só consegue acessar os benefícios que o bolsa família disponibiliza se fizer a inscrição no Cadastro Único. Mas você sabe que número é esse? Sabe onde encontrar ou onde fazer a consulta NIS? Conheça melhor esse número para poder acessar os benefícios e alguns direitos.

Décimo Terceiro do Bolsa Família – O Que é E Como Acessar

A identificação das famílias que recebem o Bolsa Família é feita através de um número para acompanhamento, chamado de NIS. NIS quer dizer “Número de Identificação Social”, é utilizado pelo Governo Federal, para o beneficiário acessar os cadastros de programas sociais, como o Bolsa Família. O acesso ao PIS pode utilizar o mesmo número.

Publicidade

consultar-numero-do-nis

Como Consultar NIS – porque o NIS e o PIS são o mesmo número?

Todos os cadastros dos programas sociais devem ser identificados de forma única. Para saber de quais programas sociais um beneficiário participa, é fundamental que ele possua somente um número de acesso aos programas, benefícios e direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.

Nesse sentido, além do NIS (Número de Identificação Social) e do PIS (Programa de Integração Social), há ainda o NIT (Número de Identificação do Trabalhador). Todos os três são o mesmo número. Apenas são gerados em momentos diferentes e são utilizados para fins diferentes.

Publicidade

Para que serve o NIS

Quando a pessoa faz seu cadastro no CadÚnico e é aprovado, recebe seu número de identificação no cartão de pagamentos, O NIS. Esse número deve ser guardado pois será utilizado para futuras consultas e para obter informações sobre seu benefício. O saque do benefício do bolsa família depende desse número.

A consulta NIS também pode ser feita no cartão do cidadão do trabalhador. Se você recebe benefícios sociais com esse cartão. Ou seja, o número do seu cartão do Bolsa Família é o mesmo do seu cartão cidadão. Dessa maneira, consultar NIS é mais fácil.

Publicidade

Qual a diferença entre NIS e PIS?

São números iguais, mas não são o “mesmo número”, já que são usados para fins diferentes. O número do NIS que é o Número de Identificação Social, é gerado para pessoas que ainda não trabalharam com carteira de trabalho assinada.

Quando a pessoa trabalha com carteira assinada, será gerado o PIS, número de Identificação Social do trabalhador. Caso essa pessoa já possua o NIS, esse passa a ser o número do PIS. Assim, para 2 fins diferentes, usa-se o mesmo número.

Publicidade

Consultar NIS online

Pode acontecer do beneficiário perder o cartão do bolsa família ou o cartão do cidadão. E é possível consultar NIS online pelo site Consulta Cidadão NIS. Além do número, ao consultar NIS online é possível consultar NIS pelo CPF para ver o nome do representante da família que recebe os benefícios.

Publicidade

consulta-cidadao-nis

Veja abaixo o passo a passo para consultar NIS online:

  • Acesse o site Consulta Cidadão;
  • Na página principal é possível consultar NIS pelo nome;
  • Digite os dados solicitados: nome completo, data de nascimento e nome da mãe;
  • Selecione o estado em que você reside;
  • Na sequência, abrirá uma nova janela ao lado, com os nomes do município do seu estado;
  • Selecione o município em que você mora;
  • Clique no quadro ao lado de “Não sou um robô”;.
  • Clique no botão azul “Emitir”.

nis
Pronto. Sua consulta cidadão NIS está disponível.

Consulta Pelo Portal da Transparência

Pelo site Portal da Transparência é possível fazer outras consultas relativos ao Bolsa Família, como quem é beneficiário e quanto recebeu. Veja como fazer a consulta no Portal da Transparência abaixo:

  • Acesse o site do portal da Transparência;
  • Em seguida, acesse o menu “Transferência de Recursos”;
  • Em seguida, selecione o período que deseja fazer a consulta marcando a opção “Favorecido”;
  • Selecione “Pessoas físicas”;
  • Clique em “Consultar NIS-Bolsa-Família”;
  • Você será direcionado a uma nova página com o relatório de nomes listados por seus respectivos números de CPF, NIS dos beneficiários do programa Bolsa Família.
  • Além disso, nesse relatório é  possível consultar o valor que cada família recebe em todo o ano.

Consultar NIS pelo aplicativo

A consulta cidadão NIS também pode ser feita através do “Meu CadÚnico”. O aplicativo para consultar número do NIS está disponível no Google Play ou App Store. Após baixar “Meu CadÚnico”, basta digitar os dados solicitados para consultar número do NIS.

Se você já trabalhou com CTPS assinada e quer consultar PIS, basta procurar numero do NIS pesquisar em sua carteira de trabalho. Você também encontra o número do PIS nos extratos do Fundo de Garantia (FGTS), ou indo até uma unidade da Caixa Econômica federal.